Porquê a Pocean?Surf AcademyEquipaEventosPreçosEriceira WSRDocumentosPartners
A nossa equipa
Ricardo Cosme
aka “Richie” - Treinador de Surf e Dirigente da Pocean Surf Academy
Comecei a fazer Surf com 14 anos e o Surf desempenha o papel principal da minha vida.
Quando acabei os meus estudos decidi dedicar-me ao Surf a tempo inteiro.
Comecei por trabalhar numa Surf shop para ganhar dinheiro e assim permitir-me viajar pelo mundo em busca dos melhores ondas. Posteriormente, trabalhei numa das maiores fábricas de pranchas da Europa a Semente Surfboards na Ericeira, onde pude consolidar mais os meus conhecimentos sobre pranchas e sobre o Surf em geral.
Após 8 anos, decidi sair da Semente com o objectivo de criar a Pocean Surf Academy e ser Treinador de Surf a tempo inteiro.
O Surf é a minha grande paixão e o centro da minha vida profissional.
A Pocean Surf Academy é o reflexo disso mesmo e tenho o desejo de o encontrar a si e de partilhar consigo esta minha experiência.
Sejam muito bem vindos…
Francisca Veloso da Veiga
aka “ Chica” - Treinadora de Bodyboard e Surf de Crianças
Chamo-me Francisca e sou Bodyboarder há 16 anos.
Como diria a minha mãe, faço Bodyboard desde que estava na barriga dela.
Faço parte desta equipa desde 2013 enquanto treinadora de Bodyboard e Surf com crianças.
Com os meus macaquinhos piratas, como diria habitualmente.
Paralelamente sou Professora de Educação Física e adoro o que faço!
Para além da normal perspectiva sobre estas duas modalidades, surfar por divertimento ou surfar para competir, aprendi também, com um projecto que implementei em São Tomé e Príncipe, o Boogie WACT que trabalha valores educativos através do Bodyboard com mais de 50 crianças, que o Bodyboard e o Surf são modalidades de aventura que podem levar ao desenvolvimento pessoal e social de cada indivíduo. E então, ver crescer as crianças através destas modalidades,
isso sim, é mágico. Let’s go, bora Surfar?!
Nuno Tavares
aka “ Shaka” - Treinador de Surf
Comecei a surfar com cerca de 16 anos.
Na altura só conseguia ir Surfar quando arranjava boleia para a praia, uma vez que vivia longe de qualquer praia e apenas nas férias. Também a educação apertada, não permitia que fosse Surfar muitas vezes e infelizmente por motivos financeiros na altura e porque comecei a trabalhar muito cedo, o Surf ficou guardado na gaveta aos 18 anos.
A minha vida deu uma volta de 360 graus no ano de 2013, trouxe-me coisas menos boas e outras muito boas, no caso, voltei a reencontrar o meu amigo de longa data Richie, ao fim de quase 20 anos, como sempre amei o mar e o Surf, voltei a Surfar e desta vez para não mais parar. Entretanto mudei-me de vez para a Ericeira, recebi um convite por parte da Pocean para ingressar na família e poder ensinar a arte do Surf a quem quer iniciar este desporto de eleição.
Estou muito grato á Pocean e estou muito feliz por poder proporcionar momentos únicos e experiências marcantes a quem recorre aos nossos serviços. A avaliar pela quantidade de gente que nos procura e pelos comentários positivos que diariamente nos chegam, estamos a fazer muito bem o nosso trabalho.

Sejam muito bem vindos á nossa família, uma vez Pocean, sempre Pocean.
José Brito
aka “Zé Brito” - Atleta Competição
Olá o meu nome é José Brito tenho 23 anos e começei a Surfar por volta do 12 anos mas só aos 14 é que realmente senti o bichinho a remoer cá dentro e passei a Surfar o ano inteiro. Recebi a minha primeira prancha e fato com a ajuda do "Paitrocinio" e desde então que nunca mais parei e sempre que consigo um tempo livre entre as horas de trabalho vou logo para a àgua.
Ja fiz algumas competições em anos anteriores e tive o grande prazer de fazer parte da equipa da Pocean pela primeira vez em 2007 até 2011, mas visto que fui sempre bastante nervoso em competição e nunca me preparei como devido, acabei por abrandar e concentrar-me no free Surf e no trabalho, mas este ano graças ao apoio do Ricardo Cosme e da sua excelente equipa decidi voltar a focar-me em algo que gosto bastante para além do free Surf, competição, sentir os nervos a flôr da pele e tentar evoluir o máximo possível ao Surfar com os melhores do nosso país.
Tenho como objectivos em 2014 viajar mais, visto que aindo só conheço o nosso quintal e ali a ponta galega de "nuestros hermanos", competir no nacional e todos os regionais em que puder participar, se tudo correr bem, prevê-se um WQS de uma estrela em Pontevedra.
Tenho como inspirações outsiders pessoas como Chippa Wilson, Ry Craike, Nathan Fletcher, Bobby Martinez, Kelly Slater, Craig Anderson, Hobgoods, Paul Fisher e muitos outros, no Surf Nacional, o grande Tiago Pires e as nossas camadas jovens, tais como: Nic VRuuummm Rupp, Frederico "KIKAS" Morais, Vasco Ribeiro, Francisco Alves, Filipe Jervis, Tomás Valente, o pessoal cá do sitío, etc..., basicamente aqueles que estão a mostrar o nosso potencial aos bifes, Surfistas e amigos com quem lido todos os dias e que me inspiram a ser melhor pessoa, melhor amigo, melhor trabalhador, a minha familia e namorada que me apoia imenso and last but not least o Master Ricardo Cosme que apesar de saber que nao sou nenhum top, valoriza o meu esforço no Surf e mais importante ainda a minha pessoa.
Henrique Pyrrait
aka “Neco” - Atleta Competição
O meu nome é Henrique Pyrrait, mais conhecido por "Neco". Tenho 16 anos, faço Surf á 10 anos mas só há 6 é que comecei a Surfar com mais regularidade e empenho.
Considero-me um rapaz bastante humilde, amigo do amigo e lutador! Luto pelos meus sonhos e objectivos. Agradeço e fico bastante contente por a Pocean me ajudar a alcançá-los!
2013 foi um bom ano competitivo. Foi um ano em que aprendi bastante ao competir fora do país, o que me deu bastante maturidade e me fez perceber o nível que há lá fora.
2014 espero que seja ainda melhor! Irei trabalhar imenso com o meu treinador para conseguir evoluir e melhorar o meu Surf e ficar cada vez forte.
Temos que aproveitar as óptimas condições que temos na "nossa" linda e magnifica terrinha que é a Ericeira. Há poucos bons jovens surfistas na Ericeira, mas a Pocean está cá para tratar disso! ;)
Ana Sarmento
aka “Ana Sarmento” - Atleta Competição
Chamo-me Ana Sarmento.
Sou Surfista desde os 11 anos. O Surf sempre teve presente na minha vida, através do meu pai que é local da Ericeira. Comecei a Surfar na primeira escola em Ribeira d'ilhas pela mão do José Maria Pyrrait e com o mesmo comecei a competir.
Há 3 anos a competição deixou de ser uma prioridade na minha vida, mas o Surf não! Apesar de estar na faculdade com a intenção de a terminar e sem grandes paragens, a competição a nível nacional continua a ocupar uma parte importante na minha vida. Continuo a treinar e a manter-me ativa, até porque o meu curso é ligado ao desporto.
Tenho muito a agradecer à Pocean na pessoa do Ricardo Cosme, porque mesmo quando parei de competir continuou sempre a apoiar-me, a acreditar nas minhas capacidades como Surfista e também nas minhas qualidades enquanto pessoa. Isso foi extremamente importante para mim.
Estou muito entusiasmada com esta nova “cara” da Pocean e acredito cada vez mais no seu contributo para o Surf da Ericeira.
Pedro Rua
aka “Rua” - Atleta Competição
O meu nome é Pedro Rua e tenho 16 anos.
Relativamente á minha pessoa, acho que sou um miúdo super simpático (modéstia á parte)!
Comecei a Surfar com 6 anos mas só comecei a levar o Surf a sério mais ou menos há 4 anos, altura em que me iniciei mais a sério na competição, mais concretamente no ano passado. Gosto muito de competir, embora ainda tenha muito para aprender enquanto competidor, Surfista e pessoa.
Para mim representar a Pocean é um grande motivo de orgulho!!!
Atreve-te, que eu gostava de ter mais companhia da casa nos campeonatos…
Tânia Oliveira
aka “Tânia” - Atleta Competição
Chamo-me Tânia Oliveira, tenho 16 anos e sou da ilha de São Miguel, Açores.
Pratico Surf á um ano e meio e decidi entrar no Surf porque pela primeira vez que experimentei foi um momento único de felicidade!
Quando faço Surf sinto vontade de melhorar cada vez mais…
Entrei na competição este ano e pretendo evoluir o meu Surf cada vez mais para obter bons resultados e novas oportunidades/experiências no mundo do Surf. Estou muito feliz por fazer parte da Team Pocean Surf Academy e agradecida pelo apoio que me dão.
Continente, Ilhas, Pocean is everywhere…
Arran
aka “Arran” - Atleta Competição
O meu nome é Arran Strong e sou Surfista profissional. O Surf é a minha vida e a minha grande paixão!
Fazer parte desta grande familia que é a Pocean Surf Academy é algo do qual muito me orgulho! Super profissionais e com uma atitude fora de série para com o Oceano, a Pocean Surf Academy tem sido um apoio imprescindível ao longo da minha carreira, nunca me falharam em nada!!!
Se querem aprender Surf da forma mais correta e divertida possível ou se têm ambições de serem Surfistas profissionais como eu, não hesitem e escolham a Pocean Surf Academy. Com eles “Sky is the limit”!!!
Espero encontrar-vos em breve no Line Up para podermos partilhar umas Ondas.
André Ramos
aka “Salsa” - Atleta Competição
O meu nome é André Ramos, mais conhecido por “Salsa”. Tenho 11 anos, comecei a “brincar” ao Surf aos 6 anos mas a competir só há 1 ano e meio.
Dei os meus primeiros passos, no mundo do Surf, com a Pocean e até hoje tenho treinado e participado em campeonatos regionais e escolares, com o objetivo de chegar aos nacionais O Surf hoje em dia está muito forte, por isso é um orgulho pertencer a este grupo onde estão grandes amigos e ser apoiado pela Pocean Surf Academy.
Espero que com esta parceria consiga alcançar sonhos maiores.
Surf is my passion!
Fernando Miguel
aka “Fernandinho” - Fotógrafo
Olá, o meu nome é Miguel e sou Bodyboarder há 26 anos e faço parte do projecto Pocean
há já 5 anos enquanto Treinador de Bodyboard.
Paralelamente sou também fotógrafo há 17 anos e actualmente decidi juntar as minhas
duas grandes paixões numa só: A fotografia aquática!
Criei a Infinity Pocean com o objectivo de registar os vossos momentos na água, na tentativa de serem sempre vistos aos meus e aos vossos olhos, da forma que se pretende:
Divertidos, Radicais, Emotivos e acima de tudo Inesquecíveis…
Afinal, é como diz o ditado: Uma imagem, vale mais do que 1000 palavras!
Gabriel Santos
aka "Alfredo" - Shaper Pranchas e Quilhas de madeira
Sou marceneiro de profissão, e Surfista sempre que posso, duas “paixões” que me
levaram a fazer uma fusão entre ambas.
Marcenaria definida no dicionário é “ o trabalho de transformar madeira em um objecto útil ou decorativo, o marceneiro deve possuir o dom da criatividade a técnica no uso das ferramentas", e muita teimosia...esta acrescento eu.
Desafiado por alguns amigos a fazer uma prancha de Surf em madeira dei comigo a
entrar numa aventura que não sei onde irá parar.
Esta experiência prática teve como metodologia de execução o “projectando fazendo”.
O resultado desta experiência levou-me ao aperfeiçoamento das técnicas utilizadas, à busca de madeiras alternativas e inovadoras para a construção das pranchas.
Além disso, esta experiência deu-me a conhecer vários caminhos que podem ser percorridos e à reflexão da verdadeira essência do Surf e das pessoas de dela fazem parte.
Pocean Since 2007
Deeply Pocean Official Sponsor